Toulouse-Lautrec

Moulin Rouge: la goulue - litografia - 194 cm x 122 cm

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa, nasceu no dia 24 de novembro de 1864 em Abi, na França. Filho de uma família de muitas posses, desde pequeno praticava esportes e estudava arte. Pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.

Reine de Joie

Toulouse pensava de forma independente, não aceitavaas regras de pintura das escolas de Belas Artes. Por isso, resolveu montar seu estúdio particular. Nesse estúdio, poderia pintar do jeito que quisesse.

Jane Avril at the Jardin de Paris

Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Somente após a sua morte, a importância de sua obra foi reconhecida.

The Moulin Rouge: a dança


Fonte: Sistema Integrado Positivo, Wikipédia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...